9 de fev de 2010

Rei da Cocada Preta (Curiosidade)

Cocada é um doce típico brasileiro feito a base de coco. As receitas variam, mas em geral levam gemas, leite e coco ralado. Algumas receitas utilizam leite condensado, rapadura, leite-de-coco e coco ralado queimado.
Cultura popular:
Na cultura popular, quando alguém se acha muito importante, é dito que ele(a) é (ou se acha) o "rei" ou a "rainha da cocada preta". No Candomblé e culturas afros, a cocada branca é denominada "Santo Antônio", e assim solicitada nas bancas espalhadas pelas calçadas de Salvador (Bahia). Para dar sabores variados a cocada são usadas polpas de frutas.
Rei da Cocada Preta
Classificação morfossintática:
[rei da cocada preta] substantivo masculino singular.
Sinônimos: mala convencido.
Antônimos: bacana.
Palavras relacionadas: metidez.


CURIOSIDADE:
...............Quando a família real chegou ao Brasil, eles experimentaram muitas das iguarias locais, e dentre elas, a cocada preta tornou-se um dos quitutes preferidos na corte e era bastante disputado, de forma que o Rei tinha o direito de se servir primeiro da cocada preta, daí a expressão jocosa "rei da cocada preta". A expressão denota um indivíduo convencido e pretencioso, que se crê muito e não é nada.
...........Ou talvez seja, aquele que vendia muita cocada, e era tão boa que vendia aos monte. Dai, com isso começou a se achar o melhor, e a pisar em todo mundo, sabia? SOU O MELHOR!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...